7 coisas que os operadores de coworking precisam saber sobre o marketing do Instagram
1 bilhão de usuários estão agora no Instagram e 80% deles seguem uma empresa, tornando-o um dos principais canais de mídia social para operadores de espaço de trabalho flexível.
Como plataforma visual, é essencial encontrar um equilíbrio entre arte e estratégia para exibir seu espaço e estimular o engajamento.
No ano passado, o Facebook informou que 1 bilhão de usuários estavam no Instagram. Desses 1 bilhão, 75% realizam algum tipo de ação depois de ver uma postagem. Embora os dias dourados do Facebook, Twitter e Snapchat tenham acabado, o oposto é verdadeiro para o Instagram. O Instagram se tornou o canal de mídia social nº 1.
Por que Instagram
Além de 1 bilhão de usuários? De acordo com as estatísticas, 59% dos usuários do Instagram têm menos de 30 anos e cerca de 80% dos usuários seguem um negócio na plataforma. Patel mencionou que “como usuários, gostamos de mais de 4,2 bilhões de postagens por dia”.
É por isso que ele acredita que o Instagram é a melhor plataforma para operadores de coworking que desejam expandir seu alcance com seu público-alvo, ou atingir um novo público.
Se você deseja atingir um novo público e mostrar quais serviços você oferece e quais recursos oferece, esta é a plataforma que você precisa usar. Você pode usar o Instagram para contar a história da sua marca por meio de imagens e vídeos.
O Instagram é uma plataforma visual, que exige que cada postagem encontre um equilíbrio entre arte e estratégia. As pessoas só irão gostar e se envolver com sua postagem se realmente gostarem da própria fotografia; tem que ser visualmente atraente.
E as estratégias de Marketing para Instagram vão desde a gestão de conteúdo de forma eficiente até a elaboração de Biografia para Instagram que gere interesse e converta visitantes em leads.
7 coisas que os espaços de coworking precisam saber sobre o marketing do Instagram
Métricas
Em primeiro lugar, os espaços de coworking precisam ter certeza de que têm um perfil de negócios no Instagram. Se você estiver usando um perfil regular, não terá acesso às análises de negócios da plataforma, que fornecem insights sobre engajamento, compartilhamentos, curtidas, cliques e impressões.
Os perfis de negócios também permitem que você adicione um número de telefone, endereço e outras informações de contato importantes para leads em potencial.
Patel recomenda que todos os espaços de coworking rastreiem seu número de seguidores e seu engajamento semana a semana ou mês a mês. Isso permitirá que você identifique o tipo de conteúdo com melhor desempenho, especialmente se você rastrear curtidas e comentários.
Tipos de Conteúdo
Existem diferentes tipos de postagem que um espaço de coworking pode publicar no Instagram: postagens da comunidade, postagens da marca, postagens de membros, postagens da equipe, postagens do espaço, postagens de eventos e assim por diante.
É importante criar uma estratégia em torno do tipo de conteúdo que você publicará e com que frequência o publicará.
Você quer sempre ter uma boa combinação de postagens, mas precisa estar ciente de qual tipo de conteúdo está se saindo melhor. Descobri que as empresas com quem trabalho experimentam um maior envolvimento do Instagram com o espaço e as postagens da comunidade, bem como com a programação de eventos.
As plataformas de mídia social devem servir como um canal pelo qual você pode mover as pessoas delas para sua própria plataforma (seu site). No entanto, não cometa o erro comum de promover seus produtos e serviços em todas as suas postagens; isso não agrega valor ao seu público e pode ser considerado spam.
O Instagram não é só postar fotos, você tem que ter propósito e estratégia. Existem três coisas principais que todas as estratégias do Instagram devem incluir: o que você (como um espaço de coworking) valoriza, o que seu público valoriza e qual é a sua proposta de venda exclusiva?
Dica avançada: limite as postagens promocionais a 1 a cada 10 postagens.
Com que frequência postar
O algoritmo do Instagram controla o conteúdo que as pessoas veem em seu feed. Se quiser aparecer no feed de seu seguidor, você precisa postar regularmente.
Eu recomendo postar mais de uma vez por semana. Acho que duas vezes por semana deve ser o mínimo. Também recomendo planejar com antecedência para que você compartilhe uma mistura de conteúdo. Além disso, Patel enfatiza a importância de ser consistente nos dias em que estará postando (segundas e quartas, terças e quintas, quartas e sextas-feiras, etc.).
Se você não postar regularmente e não for consistente, o algoritmo do Instagram verá que você não está ativo e que não tem engajamento suficiente, o que significa que não mostrará seu conteúdo para seus seguidores.
Dica avançada: Tudo bem não postar em tempo real, então se você tem um evento importante que lhe forneceu muito conteúdo valioso, espace-o!
Construindo relacionamentos
O Instagram é uma plataforma social, o que significa que você precisa ser social e se envolver com outras pessoas. Patel alerta contra o envio de spam para postagens com comentários que não agregam valor. Faça seus comentários significativos e certifique-se de que eles tenham pelo menos 4 palavras, caso contrário, o algoritmo não pegará o comentário.
Outra forma de construir relacionamentos é mencionar e marcar pessoas ou outras empresas em suas postagens. Se você, por exemplo, tiver um especialista ou líder da comunidade vindo ao seu espaço, faça uma postagem sobre isso e certifique-se de marcá-lo e mencioná-lo na postagem.
Hashtags
Um dos maiores erros que as empresas cometem ao postar no Instagram é não usar a hashtag de sua própria marca. Você precisa ter sua própria hashtag e certificar-se de que a está usando em todas as suas postagens.
Quanto às hashtags em geral, Patel recomenda o uso de no mínimo três a cinco hashtags por postagem. Hashtags são uma das melhores maneiras de chegar a novos públicos, então aproveite o máximo de hashtags que puder. Um ponto ideal é entre 10 e 15 hashtags por postagem.
Use o recurso de pesquisa para descobrir hashtags locais e relevantes. Use aqueles que têm o maior volume de pesquisa. A chave é misturar suas hashtags; você deve usar hashtags populares e hashtags comumente usadas por pessoas em seu próprio setor, como #coworking, #coworkinglife, etc.
Dica profissional: não misture sua legenda com suas hashtags. Se sua legenda estiver cheia de hashtags, as pessoas não vão parar para lê-la. Você também pode usar ferramentas de agendamento para ocultar hashtags ou fazê-lo manualmente, inserindo muitos espaços após a legenda.
Outra maneira de ocultar hashtags é publicar uma postagem sem hashtags e, em vez disso, publicá-las como o primeiro comentário.
Stories do Instagram
Publique uma história todos os dias, mesmo que seja apenas uma publicação de bom dia. As histórias são temporárias, mas ajudam a mantê-lo na frente de seus seguidores.
As histórias também são ótimas para compartilhar atualizações, como, por exemplo, se você está abrindo tarde devido ao clima ou se você tem um anúncio de construção.
Postando Vídeo
Se você for postar um vídeo, certifique-se de adicionar legendas a ele. As pessoas verificam seus feeds do Instagram o tempo todo – quando estão no trabalho, em reuniões, com outras pessoas – e às vezes não conseguem ouvir o áudio do seu vídeo, então certifique-se de adicionar legendas aos seus vídeos.
O mesmo se aplica às histórias em vídeo; embora você não possa adicionar legendas a eles, certifique-se de adicionar uma legenda à sua história que diga do que se trata a postagem.
Vídeos são ótimas histórias, pois as pessoas gostam de ver o que está acontecendo no seu espaço. Usar o recurso de Stories é uma ótima maneira de mostrar seu espaço e como as pessoas se comportam nele.
3 coisas a evitar
- Não poste a foto de um panfleto ou anúncio impresso. Em vez disso, crie um gráfico para sua postagem no Instagram.
- Não poste fotos do seu espaço sem pessoas.
- Não use as mesmas fotos que você postou em seu site.