Cabo do iPhone danificado? Veja o que fazer
Algumas distrações e mau usos podem deixar o cabo do iPhone danificado. Veja aqui algumas dicas de como cuidar dele e o que fazer em caso de avaria.
Dentre as maiores reclamações que os usuários da Apple registram sobre seus aparelhos se referem a situações em que foi o cabo do iPhone danificado.
Isso é muito mais comum do que se espera, pois além da fragilidade do material, também são exigidos diversos cuidados cruciais para que ele não sofra alterações e prejudique as conexões, exigindo conserto de iPhone.
Portanto, continue lendo para conferir abaixo como evitar a quebra do seu cabo e o que fazer quando essa situação já se configurou.
Como evitar situações que deixem o cabo do iPhone danificado?
São vários os motivos que podem levar ao estrago do cabo do seu iPhone e, assim, exigir que um novo seja comprado. A maioria dos danos, contudo, são causados por descuidos bobos e que podem ser facilmente evitados, garantindo a vida útil do seu celular e dos acessórios que o acompanham.
Então, veja abaixo os principais erros e como evitá-los para que o uso do seu celular não seja prejudicado!
Utilizá-lo da maneira incorreta
Para carregar seu celular Apple basta pegar o cabo, conectá-lo ao smartphone e depois à rede de energia elétrica, correto? Errado! É preciso observar qual a posição que o cabo está ocupando.
Por exemplo, quando o fio está dobrado, sendo forçado contra uma quina ou outras situações semelhantes isso pode tornar o cabo do iPhone danificado e impedir seu uso de maneira natural para carregar bateria ou transferir fotos pra um computador.
Enrolá-lo de maneira prejudicial
Outros casos que resultam em cabo do iPhone danificado são aqueles em que o fio é guardado incorretamente. É muito comum que as pessoas simplesmente enrolem o fio ao redor do cabeçote do carregador.
Dessa maneira, é possível evitar danos ao cabo do seu celular aplicando as técnicas corretas de armazenamento.
Para isso, deve-se aplicar o que se chama de método “Roadie Wrap”, que consiste em enrolar o cabo (desconectado da parque que se encaixa na tomada) com movimentos circulares e utilizando os dedos para dar forma.
Ao final, não se deve passar as pontas do fio pelo meio, mas utilizar um araminho, de preferência, para prender o fio. Assim, ele não é forçado ou dobrado em ângulos que possam prejudicá-lo.
Prender o fio do iPhone
Ainda, dentre os principais vilões à saúde do carregador e conector do celular e que podem deixar o cabo do iPhone danificado estão as maneiras como o fio é prendido. Conforme apontado acima, não se dobra esse tipo de acessório.
Para tanto, utilizam-se velcros ou arames macios e encapados para juntá-lo e tão somente isso.
O que fazer quando o cabo do iPhone estiver danificado?
Bom, você já sabe como evitar situações que tornem o cabo do iPhone danificado. Agora cabe saber o que fazer quando ele já apresenta avarias.
Nesse caso, uma opção é encapar o cabo em casa. Mas isso apenas é indicado para aqueles casos em que a borracha que cobre os fios internos se soltou ou saiu parcialmente. Então, é possível esticar o cabo e cobrir a região danificada com barbante, fita adesiva ou lã.
O material deve ser enrolado sobre o cabo no lugar avariado até que o dano esteja coberto e a região coberta esteja firme.
Por outro lado, caso o problema apresentado aparente ser mais grave, não deixe de buscar um assistência técnica de iPhone. Nela você poderá encontrar profissionais capacitados para lhe indicar um novo cabo ou a possibilidade de conserto do antigo ao mesmo tempo em que recebe dicas de como evitar esse tipo de situação.