Como criar uma loja virtual com pouco dinheiro?
O acesso e a popularização da internet facilitou a vida de todo mundo, e seja qual for o equipamento utilizado – computador, celular, tablet, etc. – o universo online se tornou um mar de possibilidades que aproxima pessoas, alavanca empreendimentos e é uma das principais fontes de informação e conhecimento na atualidade.
Desde 2020, ano ímpar, quando fomos surpreendidos com o surgimento da pandemia provocada pelo novo corona vírus, testemunhamos as dificuldades de muitos empreendimentos em se adaptar ou superar a crise que ela desencadeou.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mais de 700 mil empresas fecharam suas portas definitivamente desde o início da pandemia, maioria delas de micro e pequenos empreendimentos, demonstrando o impacto avassalador na economia, principalmente no setor de comércio.
Diante deste quadro negativo, o meio digital se impôs como alternativa não só para buscar entretenimento, manter a proximidade com amigos e parentes limitada pela quarentena, e uma forma de dar continuidade às atividades presenciais como aulas, cursos e trabalho, mas também um caminho para manter ativos negócios ou oportunidade para começar novos empreendimentos.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para te ajudar a criar uma loja virtual com pouco dinheiro, reunindo os passos mais importantes para você iniciar este negócio com confiança mesmo com um orçamento limitado.
Acompanhe conosco.
Planejamento e organização são as palavras-chave
Planejamento e organização são os elementos cruciais para obter sucesso em qualquer empreendimento. Principalmente se você tem dúvidas e inseguranças sobre como começar.
O ponto importante aqui é investir tempo e estudo para iniciar sua empreitada com segurança e obter sucesso.
Independente do segmento que você decidiu para sua loja online – comércio de roupas, calçados, cosméticos, livros, arte, serviços etc. – é imprescindível estabelecer objetivos e metas alcançáveis, pensar quais são os recursos disponíveis e ter ciência do que é necessário para estruturar seu e-commerce.
É preciso analisar o mercado, se existe demanda para o produto ou serviço que você escolheu e como é o padrão de comportamento do público, além de projetar os riscos e desafios que você pode enfrentar.
Procure, antes de qualquer coisa, determinar a melhor forma de operação para sua loja, as ferramentas que te ajudarão a gerir e reduzir os custos e gastos em todas as etapas de sua implementação e funcionamento.
A internet será uma grande aliada neste processo, pesquise negócios semelhantes ao que você deseja iniciar, observe suas experiências, formas de operar e avalie o que funciona ou não para você, e onde é possível buscar um diferencial para se destacar.
Aprenda sobre Marketing Digital
O marketing digital é definido como um conjunto de estratégias que tem como objetivos criar uma presença online, atrair e melhorar o relacionamento com os clientes e promover sua marca, suas ideias, produtos e serviços no meio digital.
Desta forma, não é difícil perceber que uma loja online simplesmente não funciona se não existir divulgação. E é aqui que ter conhecimentos sobre Marketing pode fazer toda diferença para alcançar sucesso e visibilidade sem gastar muito dinheiro.
Na internet você encontra uma série de conteúdos, como artigos, vídeos, cursos gratuitos, etc., que te proporcionarão a base necessária para entender e utilizar o marketing digital de forma eficiente e assertiva.
Estratégias como produção de conteúdo para informar e conquistar seu público alvo, SEO (otimização para mecanismos de busca), para facilitar que seu público encontre sua loja nos resultados de buscas da internet, ferramenta para análise de dados e métricas, email marketing, entre outros, serão cruciais para alavancar o seu negócio.
Escolha a melhor plataforma de e-commerce
Se você não entende de programação, ou não possui em seu ciclo de amigos um profissional para criar um site para você com aquele preço camarada, sua melhor opção é buscar por plataformas de e-commerce que tragam soluções prontas para a criação de sua loja online.
Escolher a plataforma certa permite expor os produtos, ter um carrinho de compras, adicionar fotos, vídeos, descrições e tudo que for preciso para manter o negócio no ambiente virtual.
Existem plataformas que trazem ferramentas e recursos que auxiliam na divulgação, controle do seu estoque, na logística e que oferecem a possibilidade de customização, personalização, exposição dos produtos, essenciais para criar o ambiente de sua loja virtual de maneira simples, rápida, prática e intuitiva.
Aproveite o potencial das redes sociais
O uso de redes sociais também fazem parte das estratégias de Marketing, mas preferimos criar um tópico especial devido à importância que este recurso tem para qualquer negócio.
A rede social terá um papel fundamental para as estratégias de comunicação e vendas de seu empreendimento, pois por meio dela é possível:
- Potencializar sua presença online, divulgar seus produtos e serviços para sua rede de contatos, seguidores e potenciais clientes;
- Possibilitar um contato mais direto e personalizado com seu público, respondendo suas dúvidas e questionamentos;
- Fazer promoções e divulgá-las de forma eficiente;
- Estabelecer diálogos e estar mais próximo de seu público, criando oportunidades de interação, engajamento, etc.
Estude e aperfeiçoe seu negócio
Criar sua loja online e acreditar que está tudo resolvido, e que seu trabalho acabou por aí é um erro. A necessidade de se atualizar, aperfeiçoar e buscar as melhores soluções para sua loja e todas as demandas que envolvem sua manutenção é um trabalho diário e persistente.
Não é do dia para a noite que você atingirá suas metas e objetivos. Tenha em mente que o mercado digital muda e inova a todo momento. E que ter sua presença online é só o começo.
Por isso, estude, busque informações e conhecimento, converse com outros empreendedores, faça cursos e aprimore suas habilidades de comercialização. Tenha consciência dos passos que você precisará dar para atingir o sucesso que você deseja com seu negócio.
Estabelecer uma presença online que seja lucrativa e rentável, mais do que dinheiro, exige esforço e empenho. Afinal, o mercado digital é um universo de possibilidades.
Há espaço para todo mundo, por isso, esperamos que este artigo tenha sido útil para você começar com o pé direito e caminhar em direção ao sucesso.