COMO OTIMIZAR SEU POSICIONAMENTO WEB? Principais perguntas e respostas para iniciantes de SEO
Otimizar o posicionamento do seu site impede que você use um número significativo de canais (mais de 200) que correspondem aos critérios implementados pelo Google.
Para ajudar os webmasters na hora de começar, o buscador publicou um guia de SEO no Google – mas não pense que, neste, você terá todos os segredos para alcançar sua otimização! Acima de tudo, a base é o trabalho.
O QUE É O POSICIONAMENTO SEO ON-SITE?
O posicionamento de SEO no site reúne todos os elementos vinculados às próprias páginas:
- Tags HTML (título, meta descrição, níveis de título Hn, atributo alt para imagens…)
- Os rich snippets (extratos enriquecidos)
- A estrutura dos URLs
- O tempo de espera
- Arquitetura interna
- Os arquivos robots.txt e sitemap
- A relevância das palavras-chave
- A localização das palavras-chave no conteúdo e sua densidade
- O campo semântico sobre palavras-chave
- A qualidade e originalidade do conteúdo
- O aspecto otimizado para dispositivos móveis: torne-o responsivo
Esses elementos impactam mais ou menos o posicionamento SEO de uma página, mas pelo menos ajudam a melhorar sua visibilidade.
O QUE É O POSICIONAMENTO SEO OFF-SITE?
O posicionamento SEO fora do site, também chamado de construção de links, está vinculado a elementos externos de páginas da web:
- A fama do site
- Linkbuilding e backlinks (os links que levam às suas páginas, de outros sites)
- A análise da concorrência
- links sociais
O ponto central do posicionamento de SEO off-page no Google é a qualidade: uma página que seja agradável para os usuários receberá os links de entrada com mais facilidade e sua fama aumentará mais rapidamente.
10 backlinks de sites influentes são mais impactantes do que 100 backlinks de sites com má reputação. Por isso é importante contar com uma agência link builder.
COMO ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE?
A decisão das palavras-chave depende do seu setor e das suas necessidades.
As palavras-chave são escolhidas de acordo com sua fama (ou seja, de acordo com o número de vezes que os usuários as procuram) e a concorrência que existe com elas.
Embora seja difícil ranquear com palavras-chave genéricas em alguns setores (como “consultoria em SEO”), SEO pode ser mais fácil com palavras-chave de “cauda longa” e assim gerar tráfego mais qualificado.
Existem inúmeros softwares para ajudá-lo na escolha de suas palavras-chave, como a plataforma de planejamento de palavras-chave do Google.
POR QUE A “CAUDA LONGA” É IMPORTANTE PARA SEO?
A “cauda longa” define expressões-chave com mais de 4 ou 5 palavras. Permite que você se posicione com solicitações mais precisas e qualificadas.
Por exemplo, “agência de posicionamento SEO localizada em São Paulo” pode ser usada em vez de “agência SEO”.
Essas palavras-chave mais específicas são menos populares, mas também menos competitivas e permitem uma classificação melhor. Além disso, sabe-se que melhores taxas de conversão são obtidas com eles.
A busca vocal está se tornando muito na moda e favorece os pedidos de “cauda longa”. Um posicionamento Google SEO adaptado é necessário para esse tipo de solicitação.
Em SEO, a “cauda longa” atrai 80% do tráfego e também um tráfego de melhor qualidade.
COMO FUNCIONAM AS ATUALIZAÇÕES DO GOOGLE?
Os algoritmos do Google são programados para oferecer ao usuário os resultados mais relevantes. Nesse processo, eles sempre mudam com base nas atualizações do Google.
Alguns são menores (como compatibilidade móvel, protocolo https) e não criam terremotos no posicionamento dos sites, mas outros são considerados maiores porque alteram significativamente os critérios de posicionamento de SEO do Google. Podemos citar, por exemplo:
Google Pinguin para um link building mais qualitativo
Google Pinguin para um link building com mais qualidade.
Google Panda para uma melhor consideração da qualidade do conteúdo na web.
Google Colibri e, mais recentemente, RankBrain, para entender melhor a intenção do usuário e fornecer resultados ainda mais adequados para sua solicitação.
O algoritmo Google Mobile Friendly para favorecer o posicionamento SEO de sites adaptados para celulares. O mecanismo de pesquisa também oferece um teste do Google Mobile-Friendly para que você possa verificar o nível de compatibilidade do seu site.
Esses algoritmos não apenas verificam a relevância do posicionamento de SEO, mas também penalizam sites que usam estratégias de SEO abusivas.