É possível adquirir um carro importado mais barato?
Com toda a certeza o desejo de comprar um carro importado mais barato é o desejo de muitas pessoas. Afinal, os valores dos automóveis importados assustam um pouco.
Sem dúvida, em algum momento você já acessou artigos que comprassem o valor do mesmo produto no exterior e no mercado brasileiro. Os valores são muito diferentes, não é mesmo?
Afinal, o que acontece com os automóveis quando chegam no nosso país?
Se acaso você estiver pensando nas taxas, é um ótimo caminho. Afinal, como comprar um carro importado mais barato, se os impostos são tão altos?
Porque os carros importados são tão caros?
Sem dúvida, os amantes do mercado automotivo conhecem os modelos, são apaixonados pelo design dos carros, e acima de tudo pesquisam os valores dos lançamentos.
De acordo com os dados mais recentes Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) os valores aumentaram muito após a pandemia do COVID 19.
Por mais que as pessoas buscassem um carro importado mais barato, não teriam muito sucesso, afinal, o mercado internacional também sofreu muito nesse período de crise.
Assim como no território nacional, as fábricas diminuíram a produção e consequentemente houve falta de matéria prima e aumento significativo dos valores.
Além disso, os produtos que saiam para importação, enfrentavam fretes marítimos altíssimos. Com a diminuição das rotas de importação e dos contêineres, os valores subiram muito.
Em suma, buscar um carro importado mais barato nos últimos anos, não foi tarefa fácil. Contudo, além da diminuição dos casos de Covid 19, o governo emitiu uma nota animadora.
Redução dos Impostos
De acordo com uma nota emitida no Diário Oficial da União, a Câmara de Comércio Exterior regulamentou a redução da alíquota do imposto de importação dos automóveis.
Ou seja, o desejo de adquirir um carro importado mais barato não é mais um sonho distante. As pessoas vão sentir efetivamente essa redução no ato da compra.
Por mais que a pandemia refletisse nos altos valores dos veículos, os impostos nacionais são assustadoramente altos.
Só para exemplificar, os economistas afirmam que os automóveis quando chegam ao Brasil, passam por um corredor de impostos. Vejamos algumas taxas:
- ICMS ( Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.);
- IPI ( Imposto sobre produtos Industrializados);
- PIS (Programa de Integração Social);
- COFINS ( Contribuição para Financiamento da Seguridade Social).
Em suma, todos esses impostos dificultam a aquisição do carro importado mais barato. Nesse sentido, com a redução dessa alíquota as possibilidades aumentaram significativamente.
Como conseguir essa redução dos impostos?
Em princípio, o comprador necessita entender as regras para essa concessão e os produtos que estão enquadrados. Vejamos alguns pontos:
1. O automóvel precisa ser novo
O primeiro passo para adquirir um carro importado mais barato, é abrir mão dos carros usados. Muitas pessoas optam pelo semi novo, pois os valores foram com os nacionais.
Contudo, o objetivo da redução é possibilitar que as fábricas e montadoras produzam e exportem. Nesse sentido, aproveite a redução e adquira um importado zero quilômetros.
2. Veículos comerciais leves
Em segundo lugar, encontramos a necessidade do veículo ser leve e com carga até 1500 Kg. Essa observação é importante, pois existem outros valores de referência para veículos leves.
Por exemplo, o Conselho Nacional de Trânsito possui em suas normativas que os veículos leves são caracterizados até 3.500 quilos.
Contudo, para adquirir o seu carro importado mais barato, siga a regulamentação aprovada pelo governo federal.
3. Segmento do Produto
A fim de conceder a redução do imposto, será feito uma avaliação do segmento do produto.
Ou seja, serão analisados os resultados apresentados através de consulta pública, a verificação da política automotiva e quais foram os níveis de montagem.
O que fazer para comprar o carro importado mais barato, com essa redução?
Sem dúvida, surgiu o desejo de adquirir um carro importado mais barato, não é mesmo? Contudo, antes de correr até uma concessionária, vamos entender o processo de concessão.
Em princípio, o interessado deve solicitar a concessão da redução da alíquota através de um pleito. Esse documento deve ser encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia.
O encaminhamento pode ser realizado via Sistema Eletrônico de Informações. Contudo, existe um prazo até o dia 31 de dezembro de 2022.
Corra e adquira o seu carro importado mais barato, não perca tempo!