O que faz um agente penitenciário
O que faz um agente penitenciário
O agente penitenciário atua diretamente com a supervisão, escolta e detenção dos presos. Sua missão é realizada com o objetivo de manter um ambiente organizado e tranquilo, valorizando a integridade física dos presidiários e, portanto, contribuindo para a segurança da sociedade. Uma vez que a profissão envolve contato constante com detentos de vários graus de perigo, isso é considerado arriscado.
Ingresso na Área
No Brasil, como os servidores penitenciários estão subordinados às repartições penitenciárias estaduais, o ingresso na carreira se dá por meio de concurso estadual ou federal.
Para ocupar este cargo, você deve ter mais de 18 anos e o nível de estudos varia no ensino médio ou na universidade, dependendo da necessidade de cada convocação.
Atividades
Suas atividades abrangem tudo que inclui a detenção e manutenção da ordem: monitoram suspeitas e confiscam materiais ilegais de acordo com as regras da penitenciária, realizam revistas corporais em detidos, visitantes e veículos que circulam pelo local, controlam e reprimem motins e manifestações ilegais , certifique-se de que não haja saques de bens, acompanhe todos os movimentos internos e movimentos relativos à alimentação, descanso, trabalho, atendimento e momentos de assistência social e jurídica.
Além de manter a disciplina e a detenção dos presos nas prisões, o agente penitenciário também participa de atividades externas com os presos: participa de uma escolta armada que leva os envolvidos nas audiências, até acompanha atendimento médico em hospitais e os leva ao hospital.
É desejável que a cada cinco presos tenha um agente penitenciário. Atualmente, há 65 mil agentes no país para cerca de 500 mil presos, que são colocados em 300 mil lugares em instituições penitenciárias.
Consequentemente, com células superlotadas, o nível de voltagem aumenta e também o número de problemas que precisam ser controlados aumenta. É um cargo que oferece plano de carreira, além de remuneração adicional por insalubridade e periculosidade, além do direito à aposentadoria após 25 anos de trabalho.
De acordo com a Lei de Greves nº 7.783 / 89, sua implantação é considerada um serviço importante no que se refere à sobrevivência, saúde e segurança da população. Esta é uma necessidade urgente da sociedade, que deve ser atendida sem interrupção.
Para fazer bem o seu trabalho, o perfil do agente penitenciário exige aptidão física, equilíbrio emocional, facilidade de lidar com as pessoas, capacidade de resolução de conflitos, pró-atividade, coragem, imparcialidade e comunicação objetiva.