Aplicativo revoluciona o atendimento do INSS

Se você já precisou do INSS para receber algum benefício previdenciário, talvez tenha um completo horror ao atendimento prestado nas agências.

Seja em função da dificuldade de marcar um dia para ser atendido ou as longas filas e atrasos mesmo com hora marcada, é quase certo que a sua experiência com o atendimento do INSS não tenha sido agradável.

Na era da tecnologia e transformação digital parece que estes atendimentos físicos estão perdendo cada vez mais espaço, não é mesmo?

Entretanto, infelizmente as mudanças positivas deste novo mundo tecnológico ainda demoram muito para chegar aos serviços oferecidos por prefeituras ou até mesmo o Governo Federal, como é o caso do INSS.

A consequência disto é o aumento do número de reclamações da população contra a ineficiência do INSS, conforme podemos perceber no relato de Maria das Dores, empregada doméstica de carteira assinada que precisou do INSS para receber o salário maternidade:

“Primeiro, eu liguei para a Central do INSS e a atendente muito mal informada passou a informação de que o benefício precisaria ser pago pelo meu patrão. Entretanto, quando estava próximo do nascimento do meu filho eu fiquei sabendo que o pagamento do salário maternidade era de responsabilidade do INSS. Neste momento começou o meu calvário. Liguei em dezembro para o 135 para tentar agendar meu atendimento em uma agência do INSS e só consegui vaga em abril do outro ano. Sem falar que compareci no horário agendado e ainda tive que esperar mais de 3 horas para ser atendida. Um completo descaso com o trabalhador brasileiro!”

Como relatos e reclamações como essas eram uma constante na vida do INSS, este órgão do Governo Federal decidiu modernizar o seu atendimento através do atendimento digital pelo site “meu.inss.gov.br” e pela disponibilização de um aplicativo para smartphones.

O aplicativo do INSS é um canal de atendimento online para os segurados do INSS conseguirem consultar o andamento de seus processos e emitirem extratos previdenciários.

Através deste aplicativo é possível acompanhar todas as suas informações trabalhistas, como por exemplo:

  • Dados sobre contribuições previdenciárias ao INSS.
  • Nome dos empregados e respectivos períodos trabalhados em cada emprego.
  • Consulta ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
  • Consulta ao histórico de crédito e empréstimos consignados.
  • Consulta à carta de concessão do benefício previdenciário.

Para começar a usar o aplicativo do INSS é preciso baixar o programa de acordo com o sistema operacional do seu celular e fazer um cadastro rápido informando o número do seu CPF, nome completo, data e Estado de nascimento e nome completo da mãe.

Se você não tem muita familiaridade com a tecnologia, recomendamos que acesse o site “https://consultameuinss.com.br” para aprender como utilizar as ferramentas disponíveis no site do INSS ou do aplicativo. Lembre-se também que você pode ligar para o telefone do INSS para sanar dúvidas através do número 135.

Se você possui alguma experiência com o atendimento digital do INSS, que tal nos enviar para que possamos compartilhar com nossos leitores?