Tendências de SEO 2020: o futuro da pesquisa

É inegável que o comércio mudou. Por vários anos, uma empresa que não aparece na internet não existe. E podemos ir além: uma empresa que não aparece nos primeiros resultados de pesquisa tem dificuldade em aumentar suas vendas e reputação no mundo online. É nesse ponto que o SEO entra em ação, uma das partes mais importantes e complexas do marketing; portanto, se você precisar contratar uma agência de marketing digital para trabalhar no SEO do seu site , verifique se ele é um boa companhia.

Quem nunca ouviu falar de SEO nos últimos anos? Essa disciplina abrange todas as ações destinadas a melhorar o posicionamento de um site em um mecanismo de pesquisa como o Google. Para isso, é muito importante conhecer sua importância, seu contexto e quais são as novas tendências do SEO 2020. 

Falaremos sobre isso abaixo!

A importância do SEO e seu contexto hoje

A origem dos mecanismos de busca remonta aos anos 90. Especificamente, em 1996 é quando o gigante dos mecanismos de busca apareceu: o Google. 

O Google estava crescendo muito progressivamente até que em 2015 sua participação de mercado já chegasse a 70%. Esse fato fez o Google otimizar consideravelmente seus recursos e, além disso, dividir entre dois tipos de tráfego: orgânico e pago.

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Como posicionar um site organicamente? O Google está em constante evolução e atualização para melhorar a experiência do usuário , com o objetivo de poder responder a todas as suas perguntas. Se uma página da web atende aos requisitos do Google, ela pode aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa, embora este trabalho seja trabalhoso e exija conhecimento e excelente trabalho realizado por profissionais de SEO, profissionais que sabem como subir de posição dentro do mecanismo de pesquisa. 

Todos os dias a concorrência é maior e custa mais aparecer nas primeiras páginas, portanto as ações de SEO que devem ser realizadas aumentam. 

Para conseguir isso, é necessário estar ciente das atualizações dos mecanismos de pesquisa e das novas tendências de SEO, sobre as quais falaremos abaixo.

Tendências de SEO para 2020

Qual é o futuro da pesquisa no Google? Como mencionamos anteriormente, o Google atualiza seu algoritmo com mais frequência, alterando os critérios de classificação dos mecanismos de pesquisa . Embora esses critérios geralmente não sejam muito transparentes, com uma boa análise, você pode prever esses critérios e também quais são as tendências de SEO para o próximo ano. 

Aprendizado de máquina

Nos últimos anos, a privacidade do usuário se tornou muito importante para o Google. O mecanismo de pesquisa concentrou seus esforços em aumentar a confiança e a privacidade dos usuários , fazendo com que eles assumam maior controle de seus dados e cumpram fielmente a legislação de proteção de dados.

Agora, cada usuário tem a capacidade de controlar quais dados eles desejam compartilhar e quais podem ser usados ​​pelos anunciantes.

machine-learning-trend-seoEssa situação é muito positiva para os usuários do Google porque, sem dúvida, contribui para aumentar a confiança no mecanismo de pesquisa. No entanto, faz com que toda a publicidade on-line leve mais dados inespecíficos todos os dias, prejudicando as conversões no site.

Nesta situação … o que os anunciantes podem fazer? O Google recomenda o uso do Machine Learning em funções avançadas, como ofertas inteligentes para melhorar o desempenho, gerenciamento de campanhas, testes criativos e medição de resultados, a fim de aproveitar ao máximo as estratégias. 

O que exatamente é o Machine Learning? O Machine Learning, intimamente relacionado à Inteligência Artificial (AI), identifica padrões de comportamento , isto é, os gostos e preferências dos usuários, analisando uma grande quantidade de dados e tudo graças ao desenvolvimento de algoritmos complexos .

Pesquisa por voz

Neste post, não conseguimos parar de falar sobre pesquisas por voz, uma das tendências mais notáveis ​​de 2020. Isso ocorre porque a cada ano aumenta o número de usuários que ativam os assistentes de pesquisa por voz. Segundo um estudo recente, 20% das pesquisas no Google já são por voz . 

No entanto, embora as pesquisas por voz aumentem ano após ano, elas ainda representam um volume reduzido de pesquisas, e é por isso que essas informações ainda não são encontradas no Search Console, fato que reflete que, para o Google, ainda não é tão relevante.

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Como um assistente de voz funciona? Atualmente, esses assistentes são alimentados com trechos em destaque dos resultados da pesquisa , trechos que geralmente respondem a perguntas com muita precisão e estão no topo dos resultados de pesquisa clássicos. Na próxima seção, falaremos sobre isso em mais detalhes.

O que devemos considerar nas pesquisas por voz? O mais importante a ser lembrado é que os usuários pesquisam de maneira diferente por voz, usando um idioma mais natural e concentrando-se mais nas pesquisas locais.

Antes de finalizar, é importante diferenciar entre pesquisas por voz e comandos. Este último conceito refere-se a certas solicitações que os usuários fazem para Alexa, Siri, Cortana etc., solicitações como uma música. 

fragmentos existentes ( fragmentos) selecionadas

Os trechos em destaque, como mencionamos anteriormente, são aqueles que aparecem acima dos resultados tradicionais e mostram as respostas sem que o usuário precise clicar no link da página.

Qual é o problema com os trechos em destaque? Eles não aumentam as visitas ao site, pois a resposta é mostrada diretamente. No entanto, com esses destaques, você pode executar uma boa estratégia de marca, aumentando a reputação online do site ou da empresa. 

Para aparecer em um desses fragmentos, você pode usar tabelas e marcadores em seu site , pois o mecanismo de pesquisa do Google pode lê-los facilmente. A chave é responder às perguntas de maneira simples e concreta, usando a palavra-chave principal e os sinônimos dela, e acima de tudo, que o site esteja bem posicionado. 

Essa é uma das tendências destinadas a melhorar a experiência do usuário, pois pode oferecer ao usuário de imediato a resposta para sua pergunta.

Comer

EAT é a sigla para Expertise , Autoridade e Confiabilidade, em espanhol: experiência, autoridade e credibilidade.  O conceito refere-se aos requisitos necessários para o posicionamento de uma página da web de acordo com os avaliadores de qualidade do Google.

Embora esses requisitos não sejam os únicos levados em consideração, eles são muito importantes para posicionar um site no mecanismo de pesquisa. Acima de tudo, em algumas páginas que tratam de tópicos mais delicados, por exemplo: saúde e dinheiro. 

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A experiência pode ser alcançada com conteúdo relevante e de qualidade (conteúdo focado em ajudar clientes em potencial do site), autoridade com críticas, comentários, etc., enquanto a confiança depende do tempo de resposta, https, navegação …

Lembre-se de que, após as atualizações mais recentes do Google … a EAT se tornou muito importante e não deve ser negligenciada em 2020!

Experiência do usuário

O futuro e as tendências do SEO se concentram na experiência do usuário . Os esforços de um bom SEO devem se concentrar em garantir que os usuários do site gostem de navegar em uma página da Web e que compartilhem dados e informações de forma totalmente voluntária, com o objetivo de torná-lo interessante para o mecanismo de pesquisa e para obter uma classificação melhor. O Google nunca derrubará uma página da web que os usuários gostem!

experiência do usuário-motores de busca-seoPara conseguir isso, você deve prestar muita atenção ao desempenho e velocidade de uma página , ao conteúdo (isso deve sempre ser de qualidade e atender às necessidades do público), ao suporte visual, ao design e à segurança da web, entre outras coisas. 

Pesquisas visuais

Os usuários demonstram seu interesse em plataformas e formatos baseados em imagem e vídeo há anos. É por isso que o Google entende essa tendência futura e, a partir de 2020, incluirá esse tipo de mídia em seus anúncios de pesquisa . Isso é conhecido como anúncios de galeria, que oferecerá um formato de anúncio visual que aparecerá na parte superior da página de resultados de pesquisa, permitindo a inclusão de até 8 imagens.

mecanismos de pesquisa de tendências de galeria de anúncios

Também descobrimos o aumento do Google Lens nas tendências de pesquisa. Essa tecnologia permite fotografar um objeto na barra de pesquisa e obter instantaneamente resultados de pesquisa com anúncios relacionados a imagens.

Por fim, o Google está pensando em incorporar anúncios de compra juntamente com resultados de imagem padrão com base em sua intenção de pesquisa. 

Artigo escrito pela equipe de web designers da UpSites.