A evolução da internet ao longo do tempo

Os nascidos Na década de 80 para trás se recordam muito bem do barulho que o computador fazia discando e ao conectar vinha um ruído que soava como música aos ouvidos, e por falar em música, com a chegada dos primeiros iPod’s e a evolução dos Cd’s se tornarem graváveis em casa, baixar as músicas dos seus artistas favoritos ja virava rotina, mas se como a velocidade primitiva ja não bastasse.

O horário também influenciava, pois eram minutos gastos da própria linha telefônica ali que se gastava, e para fugir das altas tarifas cobradas pelas empresas de telefonia na época, quem quisesse se conectar, tinha que ficar acordado até altas horas, quando a tarifa era reduzida e pessoas trocavam a noite pelo dia apenas para poder usufruir de todo o poder da internet discada.

O inicio da internet banda larga

Com a evolução na tecnologia, as empresas telefônicas descobriram que podiam levar dois sinais de frequências diferentes no mesmo cabo, desde que se tivesse um aparelho para decodificar esses sinais no fim desse cabo.

A velocidade melhorou muito, mas a instabilidade ainda era bem alta, com manutenções repentinas nas redes, a velocidade nunca era a mesma contratada, mas ja se podia navegar a qualquer horário e ainda deixava a linha telefônica livre para possíveis ligações, mas os computadores estavam em evolução, os jogos ja não eram mais jogados dentro de lan houses, a juventude queria jogar on-line e aquela banda larga ja não suportava tamanho fluxo de informações, o preço do cobre para os cabos nas alturas ja não era mais viável e algo deveria ser Feito.

A Internet Fibra Ótica

Não se podia imaginar que aqueles fios que conduziam luz e pareciam fios de cabelos, muito vistos por camelôs com uma lanterna presa embaixo nos sinais, que encantavam as crianças pelo seu brilho, pudesse ser algo tão inovador, que podia se conduzir milhares de linhas telefônicas em um único cabo, leve, barato e com velocidades estratosféricas de transferencia de dados, ainda mais barato que o arcaico cobre.

Assim nasce a nova versão da internet banda larga, os fios pela casa, deram lugar ao tão aclamado WI-FI até porque os celulares começaram a tomar o lugar dos computadores nas nossas vidas e parece que mais uma vez os problemas foram solucionados. Mas não, as empresas queriam mais e mesmo que a velocidade de download e upload sejam altas, a velocidade de navegação continuava deixando a desejar para empresas que dependiam dessa tal velocidade de navegação.

Nasce o Link Dedicado

Muita gente não deve ter nem ouvido falar nessa tal internet milagrosa que anda salvando muitos funcionários com prazos apertadíssimos de entregar suas metas e trabalhos sem preocupação com a instabilidade de uma banda larga congestionada com tantos computadores, celulares e afins de outros funcionários tentando trabalhar ao mesmo tempo, pois é, em meio a esse caos, algumas empresas desenvolveram o que eles chamam de link dedicado, o que se trata de uma internet de altíssima velocidade que presa por um desempenho não de transferência, mas sim de navegação incrível e mais uma vez a telefonia conseguiu suprir as necessidades de quem navega na internet, seja a trabalho, ou lazer.

Internet Quântica

E será esse o futuro da Internet? Um grupo de cientistas recentemente criou uma rede de Internet quântica que usa os mesmos princípios da banda larga comum, porém com velocidades ainda mais altas, mas ainda estamos a alguns anos de receber essa nova tecnologia por aqui, enquanto isso, podemos perceber que tecnologias dignas de Homem de ferro, estão mais próximas que imaginamos.