Software para Emitir Nota Fiscal Eletrônica
Emitir nota fiscal, assim como, a maioria dos processos administrativos traz uma boa dose de complexidade, em função disso, desde setembro de 2006 foi implantada a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, trazendo segurança, transparência e agilidade às informações.
Com a implantação desse novo formato de emitir digitalmente as notas, finalmente, foi possível dar adeus às emissões impressas que se acumulavam em blocos e mais blocos de notas, sem falar que possibilitou centralizar todo esse processo, garantindo mais segurança ao contribuinte e controle à Fazenda.
E não é só isso, além de modernizar o formato, foi estabelecida uma grande mudança nas relações comerciais, já que passou a ser obrigatória.
Benefícios da Nota Fiscal Eletrônica
Acompanhando todo o avanço da tecnologia, o processo de emissão de nota fiscal também se modernizou, passando a ser digitalizado, dessa forma, todos os estados e o Distrito Federal já trabalham com a plataforma digital, e desde que foi implantado esse formato, muitos benefícios foram observados, dentre eles:
- Mais economia nos custos e logística de envio, já que o vendedor passou e ter as notas arquivadas digitalmente e de fácil acesso para consulta, e o seu envio pode ser feito via internet;
- O comprador agora também tem acesso eletrônico ao documento;
- Mais segurança das informações, já que os órgãos que fazem o controle tributário passaram a contar com um documento mais difícil de ser fraudado, além de aumentar a arrecadação em virtude da diminuição da sonegação de impostos;
Tipos de Nota Fiscal Eletrônica
Para quem não sabe, existem quatro tipos de Nota Fiscal Eletrônica que são usadas para necessidades específicas, sendo a NEe a nota mais comum, utilizada na venda de produtos que precisam pagar Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Outras notas são: Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Passo a passo para emitir Nota Fiscal Eletrônica
Confira abaixo o passo a passo para sua emitir Nota Fiscal Eletrônica.
- Identifique o perfil fiscal da sua empresa: MEI, Simples Nacional, etc, para determinar o tipo de nota a ser emitida.
- Se certifique de que sua empresa já possua um certificado digital, que funciona como a sua identidade, garantindo segurança e autenticidade às operações realizadas.
- Uma empresa que optar pelo Simples Nacional não é obrigada a cadastrar esse certificado, pois utiliza uma senha web que dá acesso à emissão da nota no site da prefeitura.
- É preciso estar credenciado à Secretaria da Fazenda para emitir a nota.
- Contrate um software para emitir NFe, existindo muitas opções no mercado.
- A empresa que optar pelo Simples Nacional deve entrar no site da prefeitura para a emissão, devendo preencher todos os campos, embora alguns sejam preenchidos automaticamente pelo sistema de emissão.
Dados necessários para emitir nota fiscal eletrônica
Vale prestar muita atenção na hora de emitir nota fiscal eletrônica, por exemplo, caso a sua NFe seja relacionada a produtos ou serviços vendidos, cada um deles deverá conter esses campos para emissão:
- Nome ou identificação do produto ou serviço com descrição completa: marca, modelo, série, tamanho, tudo o que é possível para identificação do item
- Tipo de unidade vendida (metro, peça, etc.)
- Quantidade vendida
- Valor unitário em real
- Valor total
- Peso líquido total
- Peso bruto total
- Código NCM
- Código CEST
- Tributação
- Origem
- Natureza da operação: venda, transferência, devolução, consignação, etc.
- Forma de pagamento
- CFOP (Códigos Fiscais de Operações e Prestações)
- Base de cálculo do ICMS
- Valor total do ICMS
- Base de cálculo do ICMS ST
- Valor total do ICMS ST
- Valor total dos produtos e serviços
- Valor total da NFe
- Valor aproximado total de tributos federais, estaduais e municipais
Descomplicando a Emissão de Nota Fiscal Eletronica
Mas, como já foi dito, hoje é possível descomplicar muito esse setor da empresa, existindo muitos softwares que fazem todo esse processo de uma forma simples, prática e bem mais segura.
A Rtek é um bom exemplo de empresa que oferece um ótimo sistema emissor de cupom fiscal e gestão empresarial, desenvolvido para se adequar a diversos segmentos, o UniPlus, uma solução completa para pequenas e médias empresas.